Artigos

Veja quais são as 3 vendas casadas mais praticadas pelo comércio. Com certeza você já caiu em uma delas.

Muito embora não percebamos, diariamente somos submetidos a situações de venda casada, o que é repudiado pelo Código de Defesa do Consumidor que em seu artigo 39, inciso I é claro ao afirmar que:

"É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço"

Resumindo o artigo, não se pode obrigar o consumidor a comprar um produto para levar outro. Muito embora este ato seja proibido por lei, muitas empresas insistem nesta prática e tentam enganar o consumidor, mas fiquemos atentos, listamos aqui os 3 casos mais comuns de venda casada:

1- Condicionar o banco um empréstimo à contratação de um seguro;


2- Proibição de entrar no cinema com alimentos comprados fora das dependências do mesmo;


3- Vincular a compra de um produto em loja de departamento à aquisição de uma garantia estendida.

Caso seja surpreendido com a prática de venda casada, faça valer os seus direitos, denuncie no Procon de sua cidade e exija uma fiscalização do estabelecimento. Caso haja reincidência por parte da empresa infratora, Procon poderá inclusive arbitrar uma multa e até mesmo interditar o local caso ele não adote a postura compatível com o que determina a lei. Fique atento!

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!