Artigos

Cliente recebe R$ 5.000,00 por demora em atendimento em banco.

O juiz Clorisvaldo Rodrigues dos Santos do Juizado Especial Federal de Campo Grande/MS condenou em R$ 5.000,00 um banco por não atender uma cliente em tempo razoável.


No caso a cliente teve que esperar por quase 3 horas para ser atendida, o que lhe causou inclusive prejuízo profissional.

Em sentença o magistrado afirma que muito embora o dano moral nesses casos não seja presumido, o caso extrapola os limites do bom senso:  "não se trata de mero extrapolamento do horário definido pela legislação local, mas, sim, de verdadeiro abuso de tolerância do consumidor".

Em Campo Grande-MS existe uma lei municipal que garante aos consumidores um atendimento bancário em tempo razoável, que varia de 15 até 25 minutos, dependendo se for véspera de feriado, dia de pagamento de servidores, etc.

No presente caso ficou evidente que o dano moral foi concedido porque o banco extrapolou muito o tempo de atendimento previsto por lei, pois a consumidora permaneceu por mais de duas horas para um simples atendimento, logo, não são todos os casos em que a justiça decidirá da mesma forma.

É inadmissível que uma agência bancária demore tanto tempo para atender seus clientes, é uma verdadeira afronta aos direitos do consumidor, pois a tecnologia empregada nestas empresas são de última geração, tendo vários canais de atendimentos não presenciais, como por meio de caixas eletrônicos, smartphones, internet banking, etc. Tudo isso acarreta em menos pessoas dentro das agências bancárias, portanto, o tempo de espera em fila de banco deveria diminuir, e não aumentar como vemos diuturnamente. Este é mais um indício de que os grandes bancos estão mais preocupados em aumentar seus lucros do que atender com qualidade seus clientes.

 

Desta forma, o consumidor que for prejudicado por permanecer mais tempo do que determina a lei na fila do banco, pode ingressar com uma ação judicial para fazer valer os seus direitos.

Processo nº 0003783-79.2012.4.03.6201

Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!